Dúvidas? Entre em contato!

Carnaval a bordo? Segurança em primeiro lugar

Carnaval a bordo? Segurança em primeiro lugar

O feriado de carnaval se aproxima, e sabemos que você não vê a hora de colocar o barco na água, não é mesmo?

 

Antes disso, que tal reservar poucos minutos e conferir as dicas de segurança para que a folia a bordo seja de muita alegria e segurança? É preciso ter responsabilidade e atenção ao pilotar ou estar a bordo de uma embarcação, para que um momento de lazer não se torne problema.

 

Dicas para uma navegação segura no Carnaval ou em qualquer outra data

 

    • Cheque a carga das baterias e só navegue se eles estiverem funcionando perfeitamente.

 

    • Fique atento e respeite a capacidade de passageiros a bordo. Não exceda o número de pessoas, nem os limites de peso. Navegar fora das condições para as quais seu barco foi projetado torna-o vulnerável e mais suscetível às mudanças das condições climáticas.

 

    • O abastecimento é extremamente importante para a segurança da navegação. Calcule quanto de combustível será necessário para os percursos de ida e volta, e acrescente ao menos mais 1/3 da reserva, pois quanto mais peso a bordo ou mar agitado, maior o consumo.

 

    • Informe à Marina o destino da sua navegação e o horário previsto para retorno. Dessa maneira, em caso de atrasos ou de qualquer problema, os profissionais podem ajudar no resgate.

 

    • Seu barco parar com uma pane? Não o deixe à deriva. Ancore de frente para as ondas.

 

    • Acompanhe a previsão do tempo e confira ao menos dois dias antes de colocar o barco na água. Além disso, informe-se a respeito da região em que irá navegar, consulte cartas náuticas e a tábua de marés.

 

    • Tenha a bordo: material de salvatagem exigido pela Marinha, caixa de ferramentas (de preferência contendo chave de fenda, chave Philips, alicate, abraçadeiras, chave para a porca do hélice, fusíveis, fita isolante e um pedaço de câmara de pneu, arame e massa epóxi), estojo de primeiro socorros e medicamentos.

 

  • Jamais aproxime o barco a menos de 200 metros das praias, exceto para embarcar ou desembarcar algum tripulante.

 

Tem alguma dica para contribuir com nossa lista?
Escreva pra gente!