Dúvidas? Entre em contato!

Aumente a receita da sua marina para 2017

Aumente a receita da sua marina para 2017

Muitas pessoas aproveitam a chegada do Verão para adquirir a primeira embarcação. Os eventos náuticos, como o SP Boat Show, que acontecem sempre entre outubro e novembro, contribuem para essa tendência que faz com que, a cada ano, surjam novos amantes da navegação.

O cenário é positivo para empresas que sabem como aproveitá-lo. As marinas, por exemplo, precisam estar preparadas para receber esses novos clientes, melhorando a infraestrutura, otimizando os serviços oferecidos e investindo em diferenciais que se tornarão ótimos atrativos diante da concorrência.

Mas afinal, você sabe quais são os pontos considerados obrigatórios para uma marina e o que são realmente diferenciais competitivos? Confira abaixo um compilado de itens listados pela Revista Náutica, por algumas marinas parceiras do AppBoats e por nossa equipe, e veja no que a sua marina pode melhorar, para conseguir aumentar sua receita em 2017.

O que não pode faltar na estrutura de uma marina náutica

 

Estacionamento
O ideal é que, para cada vaga molhada ou seca, a marina reserve uma vaga para carros, para que o cliente possa estacionar próximo ao barco.

Rampa
Se a sua marina não disponibiliza guindastes para a locomoção dos barcos no processo de coloca-los e tira-los da água, ela precisa ter uma rampa de concreto e com pouco declive, larga o suficiente para atender aos mais diferentes pés.

Barco de apoio
Diferente do que muitas marinas fazem, ter apenas um bote não é uma decisão segura. É preciso dispor de um barco de apoio, com porte e capacidade para rebocar outro barco.

Píer para desembarque
Preferencialmente o píer para desembarque deve ser flutuante, para acompanhar a altura do barco – principalmente em lugares onde a maré varia bastante.

pier-de-acesso-marina-app-boats-aplicativo-para-marinas
Exemplo de marina com píer para desembarque.

Vestiários
Tão obrigatórios quanto os banheiros, os vestiários com chuveiro e armário são necessários para que os clientes possam se sentir mais confortáveis e tenham onde deixar as coisas que não irão ser usadas no passeio.

Sala de espera
Já que é comum nas marinas que os clientes aguardem até que a embarcação fique pronta, é importante que haja uma sala de espera em que eles possam esperar com segurança.

Seguro próprio
As manobras feitas na hora de colocar e tirar o barco na água são conhecidas pelos donos de barco pelo momento de tensão. Afinal, dependendo do espaço disponível para manusear a embarcação, alguns pequenos acidentes podem acontecer. O seguro próprio proporciona ao cliente a segurança de que qualquer eventualidade poderá ser rapidamente solucionada.

Equipamentos
Algumas marinas pecam na quantidade de garagens em relação ao número de tratores. Afinal, um grande estrutura deve ser sinônimo de um grande número de equipamentos para movimentar os barcos dos clientes com agilidade, para evitar que o momento de espera seja cansativo e estressante.

 

Diferenciais de uma marina náutica

Espaço para manobrar
Para diminuir o risco de acidentes e pequenos danos nos cascos das embarcações, o ideal é que o tamanho das vagas secas seja no mínimo 50% maior que o comprimento dos barcos.

Vagas na água
Quanto maior o número de vagas molhadas, melhor será para o usuário, que não irá correr o risco de chegar na marina e não encontrar onde parar.

vagas-na-agua-marina-app-boats-aplicativo-para-marinas
Vagas na água e estrutura ampla.


Travel Lifts 

Os guindastes travel lifts são modernos e seguros, utilizados para tirar e colocar os barcos na água com rapidez e segurança.

Abastecimento próprio
Algumas marinas disponibilizam ponto de abastecimento ou posto de combustível em sua estrutura, para facilitar a vida de seus clientes.

Restaurante ou lanchonete
Nesse caso, muitas vezes uma pequena loja de conveniência é capaz de atender a demanda. O importante é que a marina tenha como oferecer aos clientes produtos que supram suas necessidades, como gelo e bebidas, por exemplo.

Profissionais náuticos 
Os clientes se sentem mais seguros e amparados quando a marina oferece mecânicos, eletricistas e marinheiros de confiança, para realizar serviços pontuais nas embarcações.

Tecnologia
Muitas marinas estão se modernizando e adicionando tecnologia à sua rotina. Um exemplo são as que implementaram
aplicativos aos clientes. Por meio dos sistemas é possível otimizar a comunicação, ter acesso a uma gama de ferramentas (como previsão do tempo, tábua de marés e etc), e ainda realizar solicitações de embarque, abastecimento e conveniência.